Como elaborar seu discurso e discursar

 
Por falar em discurso, publico aqui no blog um artigo de Sullyvan Andrade, especialista em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela USP. É um amigo que estudamos juntos e hoje reside no seu estado Minas Gerais, onde dirige a empresa de assessoria Marketing Pólis.
 
Como elaborar seu discurso e discursar – Por Sullyvan Andrade
 
É comum observar que muitos candidatos eleitorais falem mal. Falar em público, em reuniões, entrevistas na TV e rádio, em residências e comícios não é nada fácil. Em época de eleição como é o caso, com todo o respeito aos candidatos, mas o que acontece é que eles se tornam produtos. Na medida em que eles aparecem com os seus materiais publicitários, eles estão sendo avaliados constantemente, como se o eleitor os vissem dentro daquela vitrine (período eleitoral) como vários produtos que estão à venda. Mas, as duas únicas diferenças entre candidatos e produtos é que na primeira: o candidato pensa e o objeto não pensa e na segunda; qualquer produto se paga com dinheiro para ser adquirido, mas quando o candidato eleitoral fica sendo o desejado, ele é escolhido pelo voto.

Trabalhar a embalagem destes dois produtos (candidatos e produtos) é bem mais fácil, porém, convencer o consumidor de que a qualidade do produto é boa, fica mais difícil e não é a toa que as empresas gastam milhões de reais para isso. E ao mesmo tempo, melhorar a qualidade do discurso do candidato é basicamente a mesma coisa, tem que investir no tempo, estudando os fatos e os acontecimentos do município, do estado e até mesmo do país. O segredo de um bom discurso está no conhecimento das demandas dos eleitores. O candidato tem que conhecer os problemas que assolam o povo e até conviver com eles para entendê-los mais e mais.

Numa campanha eleitoral, muitos candidatos por não saberem que a emoção e a razão devem ser expressas no momento certo, que a estratégia primordial do marketing político é a pesquisa e só a partir dela se cria uma base argumentativa, desesperam-se pela insegurança e ignoram o que é realmente estratégico. Trabalhar em cima dos desejos e das necessidades do seu eleitorado e sem seguida elaborar uma fala, um discurso (alma de sua campanha), é o principal objetivo do discurso eleitoral. O discurso político é avaliado o tempo todo por eleitores e opositores que irão aceitá-lo ou rejeitá-lo, pois é justamente ele quem faz as pessoas aderirem a sua campanha, a sua “bandeira” de luta. Um discurso político se bem elaborado, consegue emocionar, dá \"vida\" e \"alma\" a sua campanha eleitoral, pois deste modo, ele sensibiliza as pessoas, faz tocar no “coração”, mexe com o sentimento dos descamisados ou da própria elite.

Na primeira regra, a importância de se fazer análises de conjunturas sociais e políticas são essenciais para a construção de um discurso coerente e eficaz, como plataforma de uma campanha eleitoral.

Dez dicas para uma boa oratória e um bom discurso:

1)Pesquise e analise tudo sobre o assunto e o escreva antes de falar, pois as informações obtidas irão sustentá-lo;

2)Faça exercícios para treinar sua voz e gestos;

3)Ao iniciar o discurso mantenha uma voz branda e depois aumente o tom de acordo com a reação da platéia;

4)Empunha um ritmo mais lento, fique atento ao compasso e veja se em um minuto você consegue dizer de 120 a 155 palavras;

5)Sua fisionomia deve ser confiante e leve, com uma postura nobre evitando ficar em silêncio;

6)Sua aparência deve ser a melhor possível, mantendo a sua naturalidade. Se você usa sempre roupas informais, apresente-se com roupas informais e não coloque nenhum outro vestuário formal. Se usar terno e gravata, evite gravata frouxa, barba por fazer em alguns casos. Descabelado, sapato que não combina com o terno, gerando um sentimento de rejeição como se fosse uma ofensa aos eleitores, não seria nada bom para a sua imagem.

7)A respiração deve ser bem feita, a fala muito bem pausada. Se a sua respiração estiver ofegante, descompassada, certamente se mostrará despreparado e inseguro.

8)A sua dicção e pronúncia devem ser treinadas minutos antes. É pelo jeito de falar que as pessoas avaliam o seu grau de conhecimento. Evite colocações tanto de consoantes como de vogais fora de hora e observe a acentuação e a conjugação dos plurais. O nosso português é traiçoeiro e por isso, treine conjugações verbais.

9)Para a elaboração do discurso existem 3 partes:

a)O exórdio (a introdução);

b)O desenvolvimento, as verdades com os problemas, as soluções, o resgate da auto-estima;

c)A fé, a esperança, sentimento de nacionalidade e/ ou localidade, finalização com agradecimento, o nome do candidato, o slogan e o número três vezes repetido.

10)Procure um de nossos especialistas em marketing político e propaganda eleitoral na Marketing Pólis para que ele dê orientações sobre o discurso de sua campanha majoritária e/ ou proporcional.

 
 
About these ads

Sobre ftorquato

Publicitário Pau dos Ferros/RN - Natal - São Paulo.
Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

23 respostas para Como elaborar seu discurso e discursar

  1. eleandro ( bolinha) disse:

    Bom dia,

    Vou fazer um discurso p/ mais de 300 pessoas , sendo candidato a vereador da cidade de pindamonhangaba, a 1º eleição tive mil votos, como seria um bom discurso.
    Obrigado.

  2. Divina Aparecida dos Santos. disse:

    meu irmao e candidato a vereador preciso urgente de um discurso.

  3. Katia Regina Gomes disse:

    Sou candidata a Vereadora em Varzea Grande MT, pela primeira vez e não tenho nenhuma noção de como fazer o meu primeiro discurso, de lançamento de campanha. E amanhã é a minha primeira reunião, pois sou Pastora e mesmo assim estou muito nervosa. Por favor ajuda-me. O meu nome é Katia Regina Gomes

  4. lucilene dos santos disse:

    ola meu nome e Lucilene sou candidata a vereadora , pela primeira vez,
    não tenho a esperiencia e o custume de descurça, mais pesso a sua ajuda para elaborar um bom descurço.

  5. galdino pedreira silva disse:

    sou canidato a verador e tenho dificuldades em prepar o meu discurso,peço a vocês que mem dê algumas dicas para o meu discuso.

  6. maria disse:

    eu sou canidata a veriadora e gostaria que vc mim desse uma dica de como iniciar um discuso

  7. k disse:

    vou dar estas dica para meu pai, ele vai ser candidato a vereador.
    obrigado!!!!

  8. João Roberto disse:

    Olá…gostei muito das dicas de como elaborar um bom discurso, sou pré-candidato a vereador na proporcional e vai me ajudar muito. A minha dúvida seria quanto ao nome de impacto para a campanha…

  9. eliane santos disse:

    ola,sou pre- candidata a veriadora e gostaria de apresentar aos meus ouvintes um excelente discurso.Sempre q vou discursar fico nervosa e acaba fugindo da mente algumas citações importantes,por favor aguardo orientações!obrigada

  10. FABIO DE MELO SANTOS disse:

    Sou canidato a Vereador e Gostei Muito das dicas!
    Entre em contato com migo!presiso
    muito da ajuda de vcs!
    Att. Fabio Melo

  11. adelto disse:

    Nas utimas eleições fui candidado a veriador e,não fui bém nos meus discursos,sou muito timido como vecer esses obstaculo.

  12. severino disse:

    Oi sou o Irmão Severino e moro no Bairro de Passarinho Cidade de Olinda, sou pré candidato a vereador e pesso ajuda para elaborar um bom discurso. http://ftorquato.wordpress.com/2008/07/25/como-elaborar-seu-discurso-e-discursar/#comment-form-load-service:Twitter

    • luiz roberto disse:

      ola amigo. estou tambem em uma nova geração de politicos que visam um progesso promissor para os nossos eleitores, seja firme nas palavras e tenha um discurso simples e objetivos, não faça rodeios e nem efeites com palavras dificis e sim seja um home do povo entenda a linguagem de cada um e boa sorte

  13. marilisi disse:

    Estou atenta a todos os comentários e gostaria de obter ajuda no slogan da campanha e outras dicas importantes, Tudo está ficando mais moderno e sério é a primeira vez que vou concorrer a Vereadora por o partido do governo atual que está muito bom e com certeza vai reeleger-se o atual prefeito. abraços fraterno

  14. Evandro Massa disse:

    Estou desenvolvendo um trabalho acadêmico e este conteúdo é de extrema valia para o resultado que pretendo obter.
    Muito obrigado amigo por estas explicações.

  15. Elivan disse:

    achei interessante a matéria acima apresentada, gostaria se sua sugestão, sobre um bom livro sobre o assunto “discursos e discursar”, pois fui o mais votado na minha região em 2008, como vereador, e gostaria de repetir esta façanha em 2012

  16. Lucas disse:

    Fico trêmulo toda vez que discurso. Muito trêmulo. Só não percebe quem não olha para mim na hora. Meu discurso só é natural quando ensaio, mas, na hora de discursar mesmo, sai um discurso mecânico, mesmo lendo. Tens dicas p’ra mim?

    • Olá,Lucas!!! O meu nome é Marcelo Macedo sou Mestre de Cerimônias eu tenho uma dica para você acabar com esta tremedeira na hora que você for fazer os seu discurso como o orador da vez comece cumprimentado o seu publico os seus companheiro de bancada, comece dizendo que você preparou algo para apresentar, nunca olhe nos olhos do publico pois isto dar uma sensação de desconforto em você olhe para todos por cima, mais sempre voltando rapidamente para as primeiras filas passando assim uma sensação de segurança. Como fazer isto? olhe para o publico faça com que os seus olhos acione um perca de foco,mais o que é isso? você ver todos que estão te olhando mais você não consegue identificar olhares atravessados, cochichos, caretas dedos obsceno, gestos com as mãos etc.

  17. Thayná disse:

    eu gostei muito…

  18. Marcos Antôno disse:

    bom eu gostei,eu queria saber como o comportamento se trona tão importante também na oratoria do discurso?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s